Pessoal, hoje escrevi um post sobre as atividades portuárias. Esse post é um trecho do e-book que lançarei em breve com o título: Curso de Transportes Aquaviários: Teoria e Prática - Com Mais de 300 Questões Comentadas. (para o próximo concurso da Antaq). Pois bem, após essa pequena apresentação, vamos ao post.
Para dissertar sobre os
aspectos referentes às atividades portuárias é preciso
inicialmente ter em mente que a Lei nº 12.815/2013 - Nova Lei dos
portos- (art. 2º, inciso XIII) define o operador portuário como a
pessoa jurídica pré-qualificada para exercer a atividade de
movimentação de passageiros ou movimentação e armazenagem de
mercadorias, destinadas ou provenientes de transporte aquaviário,
dentro da área do porto organizado. Assim sendo, o operador
portuário presta-se a efetuar operação portuária, e essa, sem
dúvida, é a principal atividade desenvolvida nos portos.
Importante:
A operação portuária
é efetuada com o auxílio da mão de obra dos trabalhadores
portuários, principalmente dos avulsos .
|
Prestam os trabalhadores,
ora mencionados, para diversas operações utilizando os equipamentos
para manuseio das cargas. Citam-se como exemplos, a saber: operação
de portêineres, transtêineres e empilhadeiras diversas (reach
stacker, top loader, e outras). É percebido claramente que as
atividades portuárias são bastante complexas e requerem bom
treinamento com vistas a atingir o famoso conceito da
multifuncionalidade exarado, também, na Nova Lei dos Portos.
Importante:
A multifuncionalidade
seria o estado da arte no que tange à utilização da mão de obra
portuária, ou seja, a possibilidade de o operador portuário
utilizar o TPA qualificado para todas as operações possíveis de
serem ofertadas por um porto específico.
|
TPA------->
Trabalhador Portuário Avulso.
Assim sendo, os TPA's
deveriam estar habilitados e qualificados, por exemplo: para operar
portêiner, transtêiner, guindaste MHC, reach stacker, top loader,
entre outros. Evidentemente que essa tarefa não é simples de ser
implementada. Assim sendo, muitas vezes o TPA é contratado com
vínculo empregatício por prazo indeterminado, neste caso deixa de
ser TPA passando a ser trabalhador portuário com o aludido vínculo.
Dessa forma, o tomador de mão de obra pode manter empregado fixo
treinado e capacitado para operar seus equipamentos (de altos custos). Lembrando que na relação capital x trabalho com vínculo
empregatício por prazo indeterminado, o aludido acordo de vontades,
é disciplinado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). De
forma diversa, a relação do TPA com os operadores portuários não
incide diretamente a CLT, mas sim, a convenção coletiva de trabalho
específica.
Com a devida pertinência
temática referente ao item atividade portuária, analise os itens
seguintes:
(CESPE/UnB/CEBRASPE
– ANTAQ – Prova de Nível
Médio Cargo 08 - Aplicação: 2014; com adaptações) À
luz do disposto na legislação pertinente à atividade portuária,
julgue o próximo item.
De
acordo com a legislação em vigor, todos os portos organizados
deverão constituir um órgão de gestão de mão de obra do trabalho
portuário, responsável pelo gerenciamento e fornecimento da mão de
obra, devendo o trabalhador portuário avulso compor a tripulação
das embarcações nos perímetros jurisdicionais portuários.
Resposta:
Tecnicamente,
os
operadores portuários devem constituir em cada porto organizado um
órgão de gestão de mão de obra do trabalho portuário
(Art. 32 da NLP – Nova Lei dos Portos). Além disso, não é dever
do trabalhador portuário avulso compor a tripulação das
embarcações nos perímetros jurisdicionais portuários e nem fora
dele. Questão errada,
portanto.
(CESPE/UnB/CEBRASPE
– ANTAQ – Prova de Nível
Médio Cargo 08 - Aplicação: 2014; com adaptações) À
luz do disposto na legislação pertinente à atividade portuária,
julgue o próximo item.
De
acordo com a chamada nova lei dos portos, de 2013, o porto organizado
é um bem público ao qual se atribui a autoridade portuária com
responsabilidades sobre as operações portuárias, o tráfego, a
movimentação e armazenagem de mercadorias e o atendimento das
necessidades de navegação que estejam sob a sua jurisdição.
Resposta:
Questão
correta.
A NLP definiu que porto
organizado é bem público construído e aparelhado para atender a
necessidades de navegação, de movimentação de passageiros ou de
movimentação e armazenagem de mercadorias, e cujo tráfego e
operações portuárias estejam sob jurisdição de autoridade
portuária (art. 2º, inciso I da Lei nº 12.815/2013).
(Questão
inédita) Os
operadores portuários devem constituir em cada porto organizado ao
menos dois órgãos de gestão de mão de obra do trabalho portuário
de forma a fomentar a competição na prestação do serviço e
influenciar positivamente para que as tarifas desses serviços sejam
mais módicas.
Resposta:
Da inteligência do art.
32 da NLP se extrai o seguinte:
Lei nº 12.815/13
(…)
Art.
32. Os operadores portuários devem constituir em cada porto
organizado um órgão de gestão de mão de obra do trabalho
portuário,
(…)
O
cotejamento da afirmativa da questão com o art. 32 possibilita
análise conclusiva de que a assertiva está errada.
É isso aí pessoal, vamos ficando por aqui, pouco a pouco vamos postando materiais para contribuir com a preparação técnica dos que pretendem prestar o próximo concurso da Antaq. Desejo sucesso a todos e excelentes estudos!!
Fonte: Curso de Trasnportes Aquaviários: Teoria e Prática. Com Mais de 300 Questões (Inédito);
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