quarta-feira, 30 de março de 2016

Normatização IMO-Cargas Perigosas






Esse post falará um pouco sobre o universo das cargas perigosas e sua codificação (e tratativa) para diminuir as chances de acidentes. Ele foi escrito retirando trechos do ebook que estou finalizando, intitulado Curso de Transportes Aquaviários, Teoria e Prática com mais de 300 questões comentadas com foco no concurso da Antaq. Pois bem, após essa mínimas palavras, vamos ao post:

Visando a segurança da navegação e das pessoas envolvidas no manuseio das diversas cargas perigosas a IMO (Organização Marítima Internacional) instituiu e classificou essas cargas para estabelecer risco e padrão de manipulação.
No contexto das cargas perigosas, entende-se qualquer substância que em condições normais tenha alguma instabilidade inerente, que sozinha ou combinada com outras cargas, possa causar incêndio, explosão, corrosão de outros materiais, ou ainda, que seja suficientemente tóxica para ameaçar a vida ou a saúde pública se não for adequadamente controlada (IMDG Code: Código para Cargas Perigosas).

Neste prisma, observe a questão subsecutiva, cobrada em concurso pretérito da Antaq, sobre o assunto acima:
(CESPE/UnB/CEBRASPE – ANTAQ – Prova de Nível Médio, Cargo 08 - Aplicação: 2014; com adaptações) No que diz respeito à normatização da Organização Marítima Internacional (IMO) para cargas perigosas e noções ambientais, julgue o item abaixo.
Compete à IMO, organismo governamental da União Europeia, proteger o meio ambiente marinho, com foco no monitoramento de cargas perigosas e no controle da poluição causada por embarcações.

Resposta:

A IMO é um organismo técnico intergovernamental da ONU (Organização das Nações Unidas); assim a questão está errada.


Agrupamento das Cargas Perigosas
Visando maior compreensão para o correto manuseio e prevenção de acidentes o conjunto das cargas perigosas foram agrupados em classes, a saber:


Classe 1
Explosivos em geral


Classe 2
Gases comprimidos liquefeitos, ou dissolvidos sob pressão


Classe 3
Líquidos inflamáveis


Classe 4
Sólidos inflamáveis, substâncias sujeitas à combustão espontânea que em contato com a água emitem gases inflamáveis.


Classe 5
Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos




Classe 6
Substâncias venenosas (tóxicas), substâncias infectantes


Classe 7
Materiais radioativos


Classe 8
Substâncias corrosivas


Classe 9
Substâncias perigosas diversas


Sabe-se, conforme já dito, que cargas perigosas são quaisquer cargas que por serem explosivas, como os gases comprimidos ou liquefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas, infecciosas, radioativas, corrosivas ou poluentes, possam representar riscos aos trabalhadores, às instalações físicas e ao meio ambiente em geral.
É pré-requisito essencial para a segurança do transporte e do manuseio de Cargas Perigosas a sua apropriada identificação, acondicionamento, etiquetagem, empacotamento e documentação. Isso se aplica às operações na área do porto propriamente dita ou nas áreas de jurisdição da instalação portuária.
Dada a pertinência do tema, veja abaixo questão que engloba um pouco dos conhecimentos acima citados.

(CESPE/UnB – ANTAQ – Prova de Nível Médio Cargo 11 - Aplicação: 2009; com adaptações) Julgue o item seguinte relativo às cargas perigosas.
As cargas perigosas são distribuídas em classes. As de classe 2 (gases comprimidos, liquefeitos, dissolvidos sob pressão) devem ser depositadas em lugares adequadamente ventilados e protegidos contra intempéries, incidência de raios solares e água do mar, longe de habitações e de qualquer fonte de ignição e calor que não esteja sob controle.
Resposta:
À classe 2 pertencem os gases comprimidos, liquefeitos, dissolvidos sob pressão que demandam os cuidados listados no enunciado da questão por força de suas características e propriedades químicas e físicas. Assim, a assertiva apresenta-se correta.

É isso aí pessoal esta postagem foi só um pouquinho desse fascinante universo que envolve os produtos normatizados pelo IMDG Code. Espero que tenham gostado! muito mais será possível encontrar no ebook Curso de Tranposrtes Aquaviários, Teoria e Prática com mais de 300 questões comentadas com foco no concurso da Antaq. Quaisquer dúvidas não hesitem em me contatar nos seguintes meios:

cleydsonsilva001@gmail.com

www.instagram.com/cleydsonsilva001

twitter.com/cleydsonsilva







Nenhum comentário:

Postar um comentário