É
relevante mencionar que o item: Teoria, Evolução e Perspectivas do
Setor de Transportes Aquaviários é recorrentemente cobrado no
concurso da Antaq. No último certame, também estava inserido no
edital nº 1, de 17 de julho de 2014. Então, por isso, resolvi
escrever um pouco sobre essa temática, tendo como base um ebook que
será lançado com o título de Transportes Aquaviários - Teoria e Prática - com mais de 300 questões comentadas para o Concurso da Antaq. Esse ebook servirá como auxílio aos que
desejarem começar sua preparação antecipada para esse relevante certame. O ebook terá mais de 750
páginas de conteúdo e, os já mencionados, mais de 300 exercícios comentados. Dito
isso, vamos aos assuntos, em resumo:
É sabido que os transportes aquaviários são, desde a mais remota antiguidade, um dos mais importantes modos de se transacionar mercadorias e produtos. Não é novidade também que esse mesmo modo impulsionou sobremaneira as relações entre os povos. Sem dúvida, o atual estágio das trocas mercantis deve muito ao modo aquaviário que evoluiu bastante desde sua origem. Se compararmos os grandes navios hodiernos às caravelas das grandes navegações, teremos uma boa noção. Uma expedição marítima, na época de Colombo, custava à coroa dos países europeus (sobretudo Espanha e Portugal) cifras astronômicas e levavam-se anos de planejamentos para posteriormente implementarem as derrotas pretendidas (expedições marítimas) em busca das primeiras commodities (neste caso, referem-se às especiarias: gengibre, noz moscada, pimenta do reino, cravo da Índia, entre outros).
É sabido que os transportes aquaviários são, desde a mais remota antiguidade, um dos mais importantes modos de se transacionar mercadorias e produtos. Não é novidade também que esse mesmo modo impulsionou sobremaneira as relações entre os povos. Sem dúvida, o atual estágio das trocas mercantis deve muito ao modo aquaviário que evoluiu bastante desde sua origem. Se compararmos os grandes navios hodiernos às caravelas das grandes navegações, teremos uma boa noção. Uma expedição marítima, na época de Colombo, custava à coroa dos países europeus (sobretudo Espanha e Portugal) cifras astronômicas e levavam-se anos de planejamentos para posteriormente implementarem as derrotas pretendidas (expedições marítimas) em busca das primeiras commodities (neste caso, referem-se às especiarias: gengibre, noz moscada, pimenta do reino, cravo da Índia, entre outros).
Alguns
autores chegam a afirmar que as grandes navegações tiveram papel
primordial na chamada globalização, evidentemente que naquele
período ainda não havia sido cunhado este termo. Seja como for, as
grandes navegações contribuíram sobremaneira para o progresso da
humanidade e sem esquecê-lo, lá estava o grande instrumento: o navio.
O
tempo passou e o navio não desapareceu, pelo contrário ficou maior
e mais evidente do que nunca. Hoje, por exemplo, cerca
de 95% do comércio global é
efetuado tendo o navio como instrumento viabilizador. Mas, não é só
isso, o desenvolvimento tecnológico, a invenção do contêiner e a
abertura comercial dos diversos países facilitaram essa verdadeira
revolução comercial. O Brasil, por seu
turno,
só a partir dos anos 90 iniciou seu processo de abertura econômica
e hoje transaciona cerca de 2% do market
share global (ampla maioria comerciada por modo aquaviário), um
número muito aquém de nossa capacidade. Isso prova que temos muito
a crescer e os desafios são enormes, todavia muito possíveis de
serem realizados.
De mais a mais, os navios de hoje chegam a 400.000 toneladas de
porte bruto (ou ainda superior a isso) e estão cada vez maiores. Destacam-se, em especial, os
contêineiros que há duas décadas suportavam 2.000 TEU's e hoje
chegam a 18.000 TEU's. Veja abaixo, como exemplo, foto do navio da Maersk, da classe Triple E.
Possui aproximadamente 400 metros de comprimento, 59 metros de largura (boca), 14,5 metros de calado, 73
metros de altura, capacidade para mais de 18.000 contêineres.
Por outro lado, o aumento dos navios influenciou os portos, elos importantíssimos na cadeia de transporte. Dessa forma, os portos são cada vez mais modernos e estão hodiernamente sendo posicionados em escala global, de tal forma a melhor recepcionar os navios e a beneficiar o manuseio de contêineres. Dessa maneira, procede-se ao transhipment e posterior carregamento em navios feeder para distribuir nos mais variáveis destinos; é a chamada estratégia hub port.
(Fonte:
Por outro lado, o aumento dos navios influenciou os portos, elos importantíssimos na cadeia de transporte. Dessa forma, os portos são cada vez mais modernos e estão hodiernamente sendo posicionados em escala global, de tal forma a melhor recepcionar os navios e a beneficiar o manuseio de contêineres. Dessa maneira, procede-se ao transhipment e posterior carregamento em navios feeder para distribuir nos mais variáveis destinos; é a chamada estratégia hub port.
Por
fim, percebe-se que as evoluções e perspectivas do setor de
transportes aquaviários, a médio e longo prazo são bastante
promissoras. Evidentemente, em
nosso país, essa evolução
será materializada a contento, caso haja planejamento condizente com
a realidade nacional, investimento público e privado e modernização
do setor com capacitação da mão de obra que, também para esse
segmento, destaca-se por sua alta especialização técnica.
Analise abaixo, questões pertinentes.
A respeito da Evolução dos Transportes Aquaviários, julgue os itens subsecutivos:
Comentários:
2) Com a evolução dos transportes aquaviários surgiram navios cada vez maiores. Como exemplo disso, destacam-se, no segmento de navios de contêineres, os da classe Triple "E " que possuem grandes dimensões e alta capacidade de transportar essas unidades de carga. Nessa situação é possível afirmar-se que a evolução tecnológica experimentada atualmente, e ainda em curso, favoreceu o surgimento dessas embarcações.
Comentários:
Questão correta.
Com a evolução tecnológica e com a busca da estratégia logística da economia de escala e de escopo houve um gradativo aumento dos portes dos navios. Neste contexto houve também um avanço nos aspectos portuários, tais quais: infraestrutura e superestrutura; modernização nos equipamentos de movimentação, etc.
Merece um adendo a esse tema, a saber:
A Teoria, Evolução e Perspectivas do Setor de Transportes Aquaviários estará disseminada como um todo na obra que será publicada em breve. Isso, deve-se ao fato de que tal tema perpassa diversos assuntos que são dinâmicos e inter-relacionados entre si. Por exemplo, poderíamos ter a Teoria, Evolução e Perspectivas do Setor de Transportes Aquaviários do ponto de operacional, econômico, etc. Assim sendo, a evolução dos navios, com o aumento de seu porte em busca da economia de escala e de escopo, afetou em boa medida o desenvolvimento dos portos e dos equipamentos que são utilizados para manuseio das cargas, em especial dos contêineres (visão operacional). Por outro prisma, as mega empresas armadoras, atualmente, vêm apresentando como estratégia competitiva para diluir custos, a fusão de empresas ou ainda a constituição de joint ventures (visão econômica com inclinação para análise de mercado e da concorrência).
Fonte: Transportes Aquaviários - Teoria e Prática com mais de 300 Exercícios Comentados para o concurso da Antaq (publicação com adaptação do texto inédito do ebook).
Analise abaixo, questões pertinentes.
A respeito da Evolução dos Transportes Aquaviários, julgue os itens subsecutivos:
1) Os
navios que estão fora dos padrões exigidos pelas sociedades
classificadoras, que na sua maioria navegam com as chamadas bandeiras
de conveniência, são intitulados substandard.
Comentários:
As
Sociedades Classificadoras recebem delegação
de competência estabelecida de acordo com as Normas da Autoridade
Marítima para atuarem em nome do Governo Brasileiro na implementação
e fiscalização da correta aplicação dos requisitos das Convenções
e Códigos Internacionais ratificados pelo Brasil e Normas Nacionais
pertinentes, relativas à segurança da navegação, salvaguarda da
vida humana e prevenção da poluição ambiental.
(Em
conformidade com a NORMAM 06 e atualizações posteriores).
São
exemplos de Sociedades Classificadoras:
American Bureau of Veritas;
|
Bureau Veritas Ltda;
|
Det Norske Veritas Ltda, etc.
|
Ocorre
que na verificação e classificação das embarcações, os navios
que se encontram em conformidade com os padrões exigidos são
chamados de standard, aqueles fora dos padrões são os substandard.
A
maioria dessas embarcações (fora dos padrões) navega com as chamadas bandeiras de
conveniência.
Pelo
exposto, o gabarito é questão
correta.
2) Com a evolução dos transportes aquaviários surgiram navios cada vez maiores. Como exemplo disso, destacam-se, no segmento de navios de contêineres, os da classe Triple "E " que possuem grandes dimensões e alta capacidade de transportar essas unidades de carga. Nessa situação é possível afirmar-se que a evolução tecnológica experimentada atualmente, e ainda em curso, favoreceu o surgimento dessas embarcações.
Comentários:
Questão correta.
Com a evolução tecnológica e com a busca da estratégia logística da economia de escala e de escopo houve um gradativo aumento dos portes dos navios. Neste contexto houve também um avanço nos aspectos portuários, tais quais: infraestrutura e superestrutura; modernização nos equipamentos de movimentação, etc.
Merece um adendo a esse tema, a saber:
A Teoria, Evolução e Perspectivas do Setor de Transportes Aquaviários estará disseminada como um todo na obra que será publicada em breve. Isso, deve-se ao fato de que tal tema perpassa diversos assuntos que são dinâmicos e inter-relacionados entre si. Por exemplo, poderíamos ter a Teoria, Evolução e Perspectivas do Setor de Transportes Aquaviários do ponto de operacional, econômico, etc. Assim sendo, a evolução dos navios, com o aumento de seu porte em busca da economia de escala e de escopo, afetou em boa medida o desenvolvimento dos portos e dos equipamentos que são utilizados para manuseio das cargas, em especial dos contêineres (visão operacional). Por outro prisma, as mega empresas armadoras, atualmente, vêm apresentando como estratégia competitiva para diluir custos, a fusão de empresas ou ainda a constituição de joint ventures (visão econômica com inclinação para análise de mercado e da concorrência).
Fonte: Transportes Aquaviários - Teoria e Prática com mais de 300 Exercícios Comentados para o concurso da Antaq (publicação com adaptação do texto inédito do ebook).
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